11 julho 2021

Quem se lembra das roupas de saco de farinha dos anos 30 ?

 


 

A crise de 1929 afetou tanto os estados unidos como boa parte do planeta e onde havia abundância começou a escassez e pobreza. Agora imagine em famílias que já se vivia no limite do básico não si tinha dinheiro para comprar quase nada muito viviam na base de ajuda de bondade algum vizinho que também raro já que todos estavam no mesmo barco, então as mulheres começaram a ter ideia de usar sacas de farinha de trigo que vinham lisas em tons cru ou estampadas e bem rusticas que dava coceira no corpo todo, mas era o que salvava a vida deles principalmente em época do inverno ,começaram a criar roupas para a família toda daquele tecido rústico.

naquele tempo não era moda o "faça você mesmo, mas sim uma necessidade "

A utilidade do tecido foi tanta que se usava para tudo não só roupas , mas cortina, toalha de mesa, roupa de cama, alias muitos colchões eram feitos de sacas de trigo com enchimento de sabugo de milho tudo que sobrasse e durasse um pouco mais era reutilizado. 

Assim que os fabricantes perceberam a reutilização dos sacos, fizeram uma pequena mudança na estampa e começaram a diversificar as estampas florais e coloridas para ajudar na criatividade das mulheres.

O sucesso foi tanto que começaram a imprimir frases nas etiquetas par que pudesse ser lavados e retirados do tecido deixando livre para que criassem a moda como quisessem, colocavam até ideias de modelos e dicas de costura e modelagem em alguns sacos para ajudar ainda mais as costureiras caseiras da época .

( não é um máximo saber como era a moda mesmo que forçada a ser criada de uma forma simples e sem tecnologia , sou apaixonada pela historia da moda )

O que começou como uma urgência acabou se tornando algo presente na vida da população até a década de 50 .

onde as mulheres começaram a modificar em casa as cores do tecido do saco de farinha com cores e nuances que elas mesmas faziam em casa com tingimento natural como beterraba e cebola até produtos comprados em mercados que temos até os dias de hoje.

Durante a  segunda guerra tudo foi em prol dos soldados então as roupas deles começaram a ser produzidas de algodão e acabaram com os sacos de farinha de tecido e passou a ser de papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir