19 janeiro 2015

Acasalamento das Calopsitas !

olá pessoal hoje vamos falar sobre a fase adulta das calopsitas quando começa o acasalamento  e quais os cuidados á serem  tomados pelo criador .

As calopsitas começam o acasalamento a partir de um ano de vida , a partir dessa idade é quando os machos começam a se interessar pelas fêmeas e quando as fêmeas aceitam o macho. normalmente se leva cerca de uns 1 á 3 meses para as fêmeas aceitarem os machos, isso não é regra caso criem eles juntos desde de filhotes ou se conhecerem a uma semana é muito relativo depende mesmo de cada ave.
porém muitos criadores só deixam suas aves matrizes (que são as aves para procriar entrar nessa fase apos 1 ano e meio pois suas vitaminas nos corpo são maiores o que vai render filhotes mais saldáveis) em criadouros não costuma misturar tanto as cores das aves ,normalmente são separadas por especies que vamos em ver um próximo poste sobre as cores e suas mutações. 
Para eles formarem um casal ,não precisa necessariamente estarem em gaiolas ou viveiros separados de outros casais , pois já vi caso de viveiros grandes bem grandes que eles procriam normalmente, mas para o caso de querer criar alguns filhotinhos em casa deve se pensar o seguinte eles gritam muito tem que gostar e ter paciência .
As calopsitas são aves que podem procriar o ano todo, porém se quer aves matrizes felizes e com uma boa saúde e recomenda-se que no máximo deixe ter filhotes quatro vezes ao ano no caso de venda,em casa recomenda-se uma vez pois você pode não querer ficar com todos os filhotes e será difícil achar compradores rápidos,pode acabar pegando amor ao bichinho e não conseguir se desfazer no que vai acarretar em um acumulo excessivo de animais domésticos.
Você vai  precisa de um viveiro onde os dois pássaros consigam abrir as  asas sem encostar um no outro onde tenha comida farta ,as famosas  misturas prontas onde tem todo nutriente que eles precisam para passar pro filhotes e muita água limpa .( encontra -e em Pets shop e casas de rações)
coloque o ninho em uma altura boa dentro do viveiro e com serragem dentro ou papel toalha no chão da gaiola que os pais levam e fazem o ninho,
 coloque o viveiro em um lugar calma e fresco onde não haverá muita passagem de pessoas e barulhos. 
importante enquanto eles estiverem namorando, não fique mexendo no ninho apenas coloque água e comida que logo terá filhotes.
outra dica deixe milho cozinho e talos de couve ,é muito bom pra o desenvolvimento do filhote.


Pronto agora só deixar a natureza acontecer .
em breve mais sobre a faze de choco deles .





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir