11 julho 2021

A diferença entre vintage e Retrô , você sabe qual é ?

  

 Se usa tantas nomenclaturas na moda hoje em dia que fica difícil saber se todo mundo sabe as raízes dessa moda que tanto se fala.

hoje me dia dificilmente se cria algo extraordinário mas sim se copia e transforma, renovasse o que já existiu.

Não é novidade que muitas modinhas que já passaram pelo planeta vão e voltam com muita frequência e como na velocidade da luz .

Mas existe sim a diferença entre o Vintage e o Retrô e vou explicar tudinho para vocês..


Retrô 

São peças que foram inspiradas em épocas passadas, ou seja é uma releitura de um determinado período da nossa história .

Não são aplicados apenas nas passarelas mas também em decoração de interiores, marketing. O Retrô busca referência  principalmente décadas  de 50 e 60.

A moda Retrô é muito encontrada em antiquários ,brechós, venda de garagem com os tempos modernos e a tecnologia a nosso favor existem muitas contas no instaram e no enjoei por exemplo que tem lojas online especializada nessa temática .

 O Retrô pode se refazer com alguma inspiração e criar algo novo ou pode se usar aquilo que existe e dar um toque seu ao produto como uma simples customização da peça ou simplesmente compor o look com algo moderno e antigo ao mesmo tempo .

A moda retrô chegou com tudo para deixar o seu look perfeito do jeitinho que você gosta!!!


Vintage 

é algo clássico que durou anos e até décadas  passada de geração para geração seja a peça pronta ou modelagem e revistas de moda como era antigamente copiada os modelos pelas costureiras e estilistas da época .

 "A definição da moda vintage ainda é um assunto em discussão. Ao longo dos anos, o termo foi incorporado ao vocabulário da moda para definir a combinação de peças que remetam a estilos que foram tendências em épocas passadas, sem que tais peças sejam, necessariamente, produzidas em alguma década passada. Frequentemente, este termo confunde-se com o Estilo Retrô.

Também é atribuída à moda vintage a ação de recriar figurinos a partir de moldes e modelos disponíveis em revistas de moda do início a meados do século XX, com o objetivo de manter, com fidelidade, os aspectos têxteis, de modelagem e acabamento das peças. Este tipo de atividade, que tem interface com a recuperação de estilos documentados pela História da moda, busca manter a originalidade proposta pelo estilista, concordando com o estilo de moda vigente no intervalo de tempo selecionado.

Dentro deste panorama, a moda vintage pode incorporar roupas e acessórios que não estão atualmente em voga, como chapéus, luvas e anáguas. Compõem o figurino outros acessórios que concordam com a moda da década selecionada, como bolsas, sapatos, cintos, gravatas e echarpes, além de penteados.

Algumas vezes, a moda vintage está associada ao revivalismo de décadas passadas, quando o indivíduo busca reproduzir com precisão em seu vestuário os atributos de uma determinada década, visando uma reconstrução cultural. Como exemplo, cita-se a moda de cabelos curtos e vestidos com cintura rebaixada  nos anos 1920." (fonte Wikipédia) 


A diferença entre elas são a retrô busca inspiração no antigo para se fazer algo novo, e vintage se aproveita algo velho para criar algo novo usando o velho ( mesma peça antiga no look novo). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir